

O meio ambiente oferece aos seres vivos as condições essenciais para a sua sobrevivência e evolução. A sociedade humana não se sustenta sem água potável, ar puro, solo fértil e sem um clima ameno. Não há economia sem um ambiente estável.
Muitas pessoas, no entanto, ainda não compreenderam isso. Ao desenvolver suas atividades socioeconômicas, destroem de forma irracional as bases da sua própria sustentação. Não percebem que dependem de uma base ecológica para a sua vida e a de seus descendentes.Vivem como se fossem a última geração sobre a Terra.
Entretanto, apesar de inegáveis avanços, o meio ambiente ainda carece de muitos cuidados. Ainda poluímos o ar que respiramos, degradamos o solo que nos alimenta e contaminamos a água que bebemose desperdiçmos energia.
Por que agredimos o meio ambiente?
Porque ao longo dos anos nos fizeram acreditar em conceitos errados.
Hoje sabemos que:
* Nós, seres humanos, não somos os donos da Terra. Fazemos parte dela.
* Não temos de “dominar” a natureza. Precisamos aprender a viver em harmonia com ela
* Dependemos da Terra. A Terra não depende de nós
* A exploração dos recursos naturais não pode continuar a crescer. Tais recursos são finitos.
Ao se aumentar o consumo, aumenta-se a pressão sobre os recursos naturais, ou seja, necessita-se mais água, mais matérias-primas, mais eletricidade, mais combustível, mais solos férteis. Com isso, cresce a degradação ambiental em todas as suas formas. Perde-se então a qualidade de vida.
Ao final, nem progresso, nem emprego, nem ambiente saudável.
SERÁ QUE É ISSO QUE QUEREMOS PARA O NOSSO PLANETA???


Nenhum comentário:
Postar um comentário