sexta-feira

A ELETRICIDADE, SUA GERAÇÃO E O CONFORTO QUE ELA PROPORCIONA.



Nos dias de hoje é muito comum chegarmos em casa e ir direto ao controle remoto para ligar a TV, ligar a cafeteira elétrica ou o forno de microondas para esquentar algum alimento.

Esse conforto todo só é possível devido à existência da Eletricidade, ao nos afastarmos das capitais do Brasil e ir em direção ao interior dos Estados constatamos que muita gente ainda faz comida no fogão à lenha, não sabem o que é um forno de microondas, não conhecem e nunca assistiram a uma TV.

A Eletricidade, até chegar aos nossos lares como acontece hoje, teve uma longa trajetória: tudo começou em 640 A C quando o filósofo e matemático Tales de Mileto fazia experiências com o âmbar para entender o fenômeno da atração.

Benjamin Franklin descobriu o que conhecemos hoje como Eletricidade, mas até 1876 ainda não era conhecida ainda uma forma de distribuir a Eletricidade gerada.

Pulando na História e chegando diretamente para 2007, temos várias formas de geração de energia elétrica: as naturais, termo-elétricas e mecânicas, que são as usinas hidrelétricas que transformam e geram a energia elétrica que chega em nossas casas. O Brasil é dono da maior hidrelétrica do mundo: Itaipu.

Deixando um pouco a História de lado, voltemos aos benefícios da Eletricidade: conforto doméstico, máquinas industriais, produção de cultura e entretenimento: era aqui onde eu queria chegar, no entretenimento.

É uma das formas de energia que o homem mais utiliza na atualidade, graças a sua facilidade de transporte, baixo índice de perda energética durante conversões.

A energia elétrica é obtida principalmente através de termoelétricas, usinas hidroelétricas, usinas eólicas e usinas termonucleares.

A geração de energia elétrica se leva a cabo mediante diferentes tecnologias. As principais aproveitam um movimento rotatório para gerar corrente alternada em um alternador. O movimento rotatório pode provir de uma fonte de energia mecânica direta, como a corrente de uma queda d'água ou o vento, ou de um ciclo termodinâmico.

A geração de energia elétrica é uma atividade humana básica já que está diretamente relacionada com os requerimentos primários do homem. Todas as formas de utilização das fontes de energia, tanto as convencionais como as denominadas alternativas ou não convencionais, agridem em maior ou menor medida o nosso meio ambiente.

* Geração de eletricidade
* Transporte de energia eléctrica
* Distribuição de energia eléctrica
* Consumo de energia eléctrica

Nenhum comentário: